Estudos bíblicos na pós-modernidade

Publicado: 16/02/2013 em Bíblia, Comunidade, Pós-modernismo
Tags:

IF

“A maioria dos nossos estudos bíblicos é projetada para pessoas que já conhecem Jesus e já estão familiarizadas com a Bíblia. Mas hoje muitas pessoas acham difícil entrar em contato com esse tipo de abordagem. […] Elas quase nunca fazem as perguntas que se encontram nas séries típicas de estudos bíblicos. Fazem perguntas que jamais imaginamos” (Jon Paulien, Everlasting Gospel, Ever-changing World: Introducing Jesus to a Skeptical Generation [Boise, ID: Pacific Press, 2008], p. 145).

Eu vejo isso claramente no programa Bíblia Fácil (TV Novo Tempo). Principalmente na temporada anterior, em que vários participantes não eram cristãos e alguns eram agnósticos. Muitas vezes são feitas perguntas instigantes, surpreendentes; para várias delas, eu sinceramente não teria uma resposta pronta.

Outro fato interessante é que, cada vez mais, as pessoas percebem quando um texto bíblico é usado fora de contexto e/ou não significa o que se afirma.

Tudo isso é ótimo! Eu não tenho dúvida de que, através da pós-modernidade, Deus está afastando os cristãos do “modernismo cristão” e levando-os para mais perto da mentalidade bíblica (veja Paulien, p. 43-77).

Embora estejamos apenas no começo e seja necessário muito aperfeiçoamento, o estudo bíblico O resgate da verdade (Divisão Sul-Americana, 2012) busca satisfazer os desafios atuais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s